terça-feira, 26 de março de 2013

Molho de tomate "Garam Masala"

No sábado, comprei uma mistura de especiarias que se chama "Garam Masala". Depois de investigar, descobri que Masala significa mistura e Garam picante, portanto comprei uma mistura de especiarias picante. Verifiquei também que uma mistura com o mesmo nome na loja ao lado tinha uma composição completamente diferente. Esta que eu comprei tem coentros, cominhos, pimenta, noz moscada, cardamomo, cravinho, erva doce e louro. Um bocado desconfiada da erva doce, decidi experimentá-la hoje ao almoço, numa das minhas coisas favoritas: molho de tomate e foi assim que fiz:

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite,
1 colher de chá de "Garam Masala",
1 cebola pequena picada,
1 dente de alho ralado,
1 pouco de gengibre fresco ralado,
3/4 de lata de tomate passado (mas não frito).
(devia ter posto coentros frescos no fim, mas esqueci-me)


Primeiro, pus o azeite ao lume numa frigideira e quando ele aqueceu bem, juntei as especiarias e deixei que elas fritassem levemente até que o seu odor invadisse a minha cozinha. Juntei em seguida a cebola e deixei refogar até ela amolecer. Enquanto isso acontecia, juntei o alho ralado e o gengibre à mistura, misturei bem e deixei estufar mais um pouco. Por fim, juntei o tomate e deixei ferver durante 5 minutos. Estava pronto. Então teria juntado os coentros, se me tivesse lembrado de que era essa a minha intenção.
Comi este molho de tomate sobre um pouco de frango desfiado e um cuscuz bem sequinho. Acompanhei com uma salada e adorei!
O que teria mudado: acho que o molho podia levar um pouco mais de especiarias. Para a próxima junto uma colher mais generosa de Garam Masala.
Fiquem a aguardar uma receita de arroz de legumes com Pulau Masala, que também comprei no sábado.