Ingredientes:
2 beringelas médias;
1 requeijão light;
100 ml de leite;
1 ovo médio;
1 chávena de molho de tomate (pode ser feito em casa ou de compra);
1 colher de chá de alcaparras;
1 colher de chá de oregãos;
1 colher de sopa de queijo da ilha ralado.
Cortar as beringelas em rodelas de sensivelmente um centímetro de grossura. Pôr numa tigela e polvilhar com sal. Deixar repousar por meia hora. Entretanto desfazer o requeijão com um garfo, juntar-lhe o leite suficiente até formar um creme e por fim misturar o ovo batido. Grelhar a beringela até ficar bem tostadinha dos dois lados, numa frigideira com uns borrifos de azeite ou mesmo sem gordura nenhuma. (Nesta altura, a Ina estaria a fritá-las em azeite abundante.) Misturar os oregãos e as alcaparras no molho de tomate. Colocar as fatias de beringela no fundo de um prato de ir ao forno, formando uma camada uniforme. Polvilhar a primeira camada com metade do queijo ralado. Por cima do queijo, espalhar o molho de tomate. Colocar outra camada de fatias de beringela e por cima espalhar a mistura de requeijão, ovo e leite. Polvilhar com o restante queijo e levar a gratinar por 20 minutos, no forno pré-aquecido a 200 graus.
Depois, desfrutar com um pouco de massa cozida ou até mesmo só com uma salada. Se calhar, um copo de vinho tinto também não ia mal.
Nota: A Ina, para além de fritar a beringela, também não usou requeijão light e foi muito mais generosa com o queijo ralado. De resto, acordámos em tudo.