sábado, 13 de julho de 2013

Pita chips

O sucesso de qualquer jantar de amigos ou família! Bom para acompanhar guacamole ou tzatziki, conforme receita em baixo.

Ingredientes:
8 tortilhas de trigo;
3 colheres de sopa de azeite;
1 colher de chá de coentros em pó (também pode usar coentros frescos, mas fica melhor com o pó);
2 colheres de chá de cominhos;
1 colher de chá de alho em pó.

Ligue o forno a 200 graus. Misture o azeite com os condimentos, formando uma papinha. Divida as tortilhas em oitavos. Passe os oitavos de tortilha pela mistura de azeite. Disponha-os oitavos num tabuleiro coberto com papel vegetal. Leve ao forno até alourar, tendo o cuidado de não sobrepor os pedaços de tortilha. Ponha num cestinho e sirva. É bom quente, mas também frio.

Tzatziki

Uma mistela grega que eu conheci na Alemanha. Curioso, não? Pode comprar-se feito (no Aldi) mas faz-se muito bem e é mais saudável assim.

Ingredientes:
2 iogurtes naturais;
1 pepino;
3 hastes de endro;
1 alho;
1 colher de sopa de azeite;
sal e pimenta.

Rale o pepino (com ou sem casca, é como achar melhor). Ponha-o num passador coberto com papelo de cozinha e deixe-o escorrer por uma hora. Deite os dois iogurtes noutro passador, igualmente coberto com papel de cozinha e deixe escorrer por 30 minutos.
Entretanto, pique o endro (também conhecido por aneto, rama de funcho ou dill) e o alho.
Passado o tempo de escorrer misture todos os ingredientes numa tigela. Deixe repousar a mistura no frigorífico durante uma horinha ou assim para os sabores se misturarem.
Acompanhe com pita chips. (Ver receita em cima).

Raia (espreguiçando-se) em cama de espinafres com (cobertor de) cebola caramelizada e alcaparras

Finalmente consegui! O título da receita tem mais do que uma linha. Prepare-se para lavar muita loiça, sempre em modo light.

Ingredientes:
2 postas de raia;
meio molho de espinafres;
1 chávena de cuscuz;
2 cebolas;
1 colher de sopa de alcaparras:
2 colheres de chá de azeite;
1 dente de alho;
1 folha de louro;
50 ml de vinho branco;
sal e pimenta q.b.

Lave a raia e salgue-a. Prepare o cuscuz, deitando-o numa tigela e cobrindo-o com a mesma quantidade de água a ferver. Tempere-o com sal e pimenta e tape a tigela com um prato. Deixe repousar por 10 minutos.
Ponha ao lume um tacho com água e o vinho branco; quando estiver a ferver junte uma cebola (a mais pequena) e a folha de louro.  Deixe ferver 5 minutos. Junte então a raia, tape o tacho e apague o lume. Deixe repousar durante 15 minutos.
Numa frigideira coloque o azeite, a outra cebola em rodelas bem finas e as alcaparras escorridas. Deixe refogar até a cebola começar a ficar dourada. Noutra frigideira coloque o alho esmagado e quando estiver quente junte os espinafres, tempere com sal e pimenta e deixe murchar. Retire do lume. Junte então o cuscuz e misture.
Então prepare-se para montar: coloque a mistura de espinafres e de cuscuz no prato, por cima ponha a raia escorrida e cubra generosamente com a cebola refogada.
Bom apetite!