domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lasanha de couve

Cá estou eu novamente com notícias da crise... calórica que assola a minha vida nos últimos tempos. Então vejamos:

Ingredientes (para 4 porções):
1 lombardo médio;
150 gramas de carne previamente cozinhada e picada;
150g. de queijo creme 0% de gordura;
1 lata de tomate triturado;
1 cebola picada;
1 dente de alho;
2 tomates secos;
1 colher de sopa de azeite;
salsa, sal, pimenta, tomilho seco, orégãos, q.b.
75 g. de queijo ralado magro.

Demolhe os tomates secos num pouco de água morna com uma colher de chá de orégãos. Corte a couve em tiras, lave-a e coza-a em água com sal. Escorra-a e reserve. Numa frigideira faça o molho de tomate: refogue a cebola e o alho com o azeite e junte depois o tomate da lata. Tempere a gosto com tomilho, orégãos, sal, pimenta. Deixe cozinhar por 5 minutos. Entretanto escorra os tomates secos, pique-os e junte-os ao molhos de tomate.
Num recipiente de ir ao forno, coloque primeiro uma cama de molho de tomate, em seguida uma camada de couve cozida e por cima a carne picada; por cima da carne coloque algumas colheres do queijo de barrar (não precisa de formar uma camada) e salsa picada e coloque por cima mais uma camada de couve; repita as camadas até se acabarem os ingredientes e por fim cubra tudo com o queijo ralado.
Leve ao forno por 15 minutos a 220º. Acompanhe com arroz.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Grão com abóbora e nabiças

Ingredientes:
meia lata de grão;
meio molho de nabiças;
300 gramas de abóbora;
1 tomate;
1 cebola picada;
1 alho esmagado;
1 colher de sopa de azeite
sal, cominhos e coentros q.b.

Preparação:

Faz-se um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Junta-se o tomate e deixa-se estufar um pouco, uns 3 minutos. Em seguida, junta-se a abóbora, descascada, cortada em cubos e as nabiças, picadas grosseiramente. Quando ambas estiverem cozidas, o que deve demorar uns 7 minutos, junta-se o grão e deixa-se ferver por apenas mais uns minutos, temperando com o sal e os cominhos. (É de ter em conta que o grão já tem sal.) Por fim, apaga-se o lume e polvilha-se com coentros.

Desfrutem de mais uma iguaria de origem alentejana. Estes alentejanos sabiam coisas!!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Legumes estufados

Ingredientes:

meia beringela,
150 g. de cogumelos brancos,
meio chuchu ou xuxu (não tenho a certeza),
1 cenoura pequena,
1 cebola picada,
1 alho picado,
meia lata de tomate triturado,
1 colher de sopa de azeite,
sal e 2 hastes de tomilho-limão.

Preparação:
Corte a beringela em cubos, coloque-os numa tigela e salgue-os para os amaciar; rale a cenoura; corte o xuxu ao meio e depois em fatia grossas; corte os cogumelos aos quartos.
Faça então um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Quando a cebola estiver amolecida, junte o tomate e deixe estufar por 3 ou 4 minutos. Em seguida junte os vegetais e um pouco de água a ferver. Tempere com sal e adicione igualmente as hastes de tomilho-limão. Deixe estufar em lume brando até o xuxu estar cozido. Sirva com arroz integral ou com cuscuz. Bom apetite!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bacalhau com grão... e outros

Preparei esta receita meio a correr no sábado às dez da noite, porque hoje precisava de almoço. Sem tempo para provar, pensei que ia, esta semana, comer duas vezes uma mistela sofrível. Mas isto surpreendeu-me de tal maneira que convosco partilho a minha mais nova criação. Aqui está ela!

Ingredientes:

1 pequena posta de bacalhau;
uma lata de grão pequena;
meio molho de grelos;
meia courgete;
meia lata de tomate triturado;
1 colher de sopa de azeite;
1 cebola;
1 dente de alho;
sal e cominhos.

Preparação:

Coza o bacalhau e reserve. Num tacho, faça um refogado com o azeite, a cebola picada e o alho. inteiro mas esmagado. Junte agora o tomate e deixe estufar um pouco. Em seguida, corte a courgete em rodelas e pique os grelos grosseiramente. Depois de o tomate estufar por três minutos, junte os legumes e um pouco da água de cozer o bacalhau (apenas um golo). Entretanto, desfaça o bacalhau, já limpo de peles e espinhas, em lascas. Quando os grelos estiverem cozidos, junte o bacalhau e o grão escorrido ao preparado. Tempere com uma pitada de cominhos e verifique o sal. Se necessário, junte mais.
Bom... mas bom!