terça-feira, 14 de maio de 2013

Beringela recheada com bacalhau

Ia eu, um destes dias, para o trabalho, quando me ocorreu uma bela ideia para um almoço. Pensei: "Beringela recheada com bacalhau também deve ficar bem. Será que alguém já pensou nisto antes? Parece-me inovador."
Ora, eu conheço um filósofo dos tempos modernos que, numa atualização do pensamento cartesiano, acredita que "se existe está na internet". Por isso, antes de pensar como havia de fazer esta iguaria, resolvi pesquisar. Sim, de facto, já houve muita gente a pensar nesta possibilidade. Pois! Não sou extremamente original. Mas deve ser bom na mesma... Então...Sem desanimar, resolvi confecionar a coisa, adaptando-a ligeiramente.

Comecemos então pelos ingredientes:

1 beringela média;
1 posta de bacalhau demolhado;
meio pimento vermelho;
uma cenoura.
uma folha de louro;
uma cebola;
dois alhos;
uma colher de sopa de alcaparras;
uma colher de sopa de queijo da ilha ralado;
uma colher de sopa de azeite,
sal, pimenta preta.

Leve o bacalhau a cozer em água fria com a folha de louro. Deixe fervilhar por 2 ou 3 minutos e apague o lume. Deixe o peixe arrefecer na água. Quando estiver morno, retire-lhe a pele e as espinhas e reserve.  Parta a beringela no sentido longitudinal e com uma faca, retire-lhe a polpa. Rale a cenoura, corte o pimento em tiras finas, pique o miolo da beringela. Em seguida, pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite. Junte ao refogado a cenoura, o pimento e a beringela e deixe suar e cozer por alguns minutos. Por fim, junte o bacalhau e as alcaparras. Envolva e tempere com pimenta e sal, se achar necessário. Por último, recheie as metades de beringela com o preparado e leve-as ao forno, polvilhadas com queijo da ilha ralado, por 15 minutos. Para equilibrar o prato, eu servi-o (a mim própria) com arroz (integral) cozido. Hmmm! Hmmm!

Sem comentários:

Enviar um comentário